Com a trajetória de 37 anos do Andaime Teatro e mais de 16 anos do Espaço Cultural Garapa, afirmamos que este espaço sempre foi um farol cultural em nossa comunidade, atingindo a nossa vida de diversas maneiras.
Em parceria com o Grupo Andaime Teatro e diversos colaboradores, mergulhamos em pesquisas culturais e projetos que celebram nossa história e raízes, garantindo a longevidade do Território Andaime/Garapa.
Agora, no ano de 2024, com apoio da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, estamos prestes a realizar um projeto repleto de atividades, intercâmbios e eventos culturais, tudo isso acessível gratuitamente à comunidade!
Com o projeto "Garapa como Unidade", abrimos as nossas portas e trazemos mais atividades culturais, oferecendo uma variedade de eventos e iniciativas para enriquecer ainda mais a vida de nossa comunidade. Entre as atividades previstas, destacam-se:
- Narrativas Orais no Teatro: Curso para Jovens e Adultos
- Projeto “Plantando Sonhos – criação teatral e literária na escola para turmas do EJA
- Perspectivas em Pauta: Palestras e Conversas
- 1ª Edição do Fórum - Territórios Culturais e Identidades
- Intercâmbio Artístico entre o Grupo VERSOBAIÔ Teatro/Maranhão e Andaime Teatro/Piracicaba
- Mostra Fragmento
- Mini-temporadas de Apresentações do Grupo Andaime Teatro
- Sarau do Garapa
- Atividade de Difusão das Artes
É para isso, e por isso, que vivemos!
Acompanhe toda a programação! 🎉 #GarapaComoUnidade #CulturaEArte #Piracicaba #LeiPauloGustavoSP #tudoviracultsp
Edição - FRANCISOC ARAUJO - Xikinhú
PIRACICABA - MAIO 2024
sexta-feira, 31 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024
PONTO ARTE GARAPA - Curso "Narrativas Orais do Teatro" - Aula de ÂNTONIO...
PONTO ARTE GARAPA - Curso "Narrativas Orais do Teatro" - Aula de ÂNTONIO CHAPÉU - Maio 2024
O curso "Narrativas Orais do Teatro " realizado no ano de 2024 faz parte da iniciativa "Garapa como Unidade: Cultura, Comunidade e Arte", apoiada pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Edição - FRANCISCO ARAUJ0 - Xikinhu
PIRACICABA - MAIO de 2024
PONTO ARTE GARAPA - Palestra "Convivendo com o autismo" - MAIO 2024
PONTO ARTE GARAPA - Palestra "Convivendo com o autismo" - MAIO 2024
A palestrante Marcela Montrazi discorreu sobre suas pesquisas sobre o autismo, com pautas no comportamento, hipersensibilidade e estímulos na linguagem e cognitivo.
Também fez relatos de suas experiências como mãe. Ao final foi feita uma conversa para trocas de experiências e perguntas. A Palestrante também indicou filmes baseados em fatos reais e referência bibliográfica.
Marcela Montrazi atualmente estuda Licenciatura em Letras, é escritora, pesquisadora, ilustradora e contadora de história.
A palestra "Convivendo com o autismo" é parte do projeto "Garapa como Unidade: Cultura, Comunidade e Arte", com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
SERVIÇO:
📍 Local: Garapa (Rua Dom Pedro II, 1313 - Bairro Alto - Piracicaba / SP)
📅 Data: 15/05/2024
⏰ Horário: 19h
Edição - FRANCISCO ARAUJO - Xikinhu
PIRACICABA - MAIO de 2024
quarta-feira, 1 de maio de 2024
ARTE GARAPA - CURSO DE PALHAÇARIA: EU RIO EM PIRACICABA Focalizador - É...
CURSO DE PALHAÇARIA: EU RIO EM PIRACICABA - A proposta da oficina é entrar no universo da palhaçaria e desenvolver seu caráter de palhaça/palhaço através de um trabalho técnico e criativo a partir do prazer e do risco do jogo cênico.
É um trabalho prático no qual, através de exercícios, jogos e demonstrações o tema será tratado de forma vivencial, propondo aos participantes que entrem em contato com o seu ridículo para colocá-lo a serviço da diversão da plateia.
Ao longo da oficina, treinaremos a partir de ferramentas para ver o mundo através de um olhar risonho e criar relações que potencializem a singularidade de cada ser.
ESIO MAGALHÃES - Formou-se na Escola de Artes Dramáticas EAD/ECA/USP. É fundador do BARRACÃO TEATRO, companhia que além da criação artística, pesquisa a linguagem da máscara e o trabalho do ator como meio da expressão teatral.
Foi integrante dos Doutores da Alegria, circula pelo Brasil e exterior apresentando seus espetáculos e ministrando oficinas e palestras. Tem um repertório de sete espetáculos na linguagem do palhaço.
O conteúdo abordado pela oficina será:
Aquecimento e preparação para o estado de trabalho;
Improvisações com foco na clareza da proposta e da realização;
Trabalhos dirigidos para descoberta e aprofundamento do caráter de cada palhaço;
Improvisações a partir da ação de cada palhaço;
Vestindo a/o palhaça/o;
Jogos de palhaçaria.
Edição - FRANCISCO ARAUJO - Xikinhu
PIRACICABA - MAIO 2024
PONTO ARTE GARAPA - Oficina de Dramaturgia Libertárias com SOLANGE DIAS ...
A Cia. Paulicea de Teatro ofereceu gratuitamente, junto à apresentação do espetáculo "Rio João", a oficina "Dramaturgias Libertárias" com Solange Dias*, dramaturga da obra!
No espetáculo montado a partir de fotos icônicas de resistência e luta dos países da América Latina contra governos autoritários, experimentaremos a escrita de cenas curtas trabalhando a potência dessas imagens.
PONTO ARTE GARAPA - Tributo ao Maestro Cantoni - SESC PIRACICABA ABRI...
PONTO ARTE GARAPA - Tributo ao Maestro Cantoni - SESC PIRACICABA ABRIL 2024
Artistas piracicabanos, realizaram no dia 24 de Abril, , uma grande homenagem ao maestro, tradutor, poeta e professor Umberto Cantoni, que faleceu em 2022 aos 92 anos de idade.
O espetáculo rememorou uma vida dedicada à cultura brasileira e, em especial à cultura piracicabana. Umberto Cantoni foi por 22 anos docente da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), regente de vários grupos musicais e responsável pelo Festival Nacional de Canto de Piracicaba e Águas de São Pedro.
O Legado Cultural de um Maestro teve a participação de vários músicos e ex-coralistas como Nivaldo Santos, Marcos Abreu, Ana Foizer, Paulo Caiuá, Sheila Matos e os atores Antônio Chapéu e Jorge Lode. Também se apresentou especialmente convidada, a Cia do Tijolo da cidade de São Paulo. O espetáculo cênico musical aconteceu no anfiteatro da unidade local, com entrada gratuita.
Edição - FRANCISCO ARAUJ0 - Xikinhu
PIRACICABA - ABRIL 2024
Assinar:
Postagens (Atom)