sábado, 26 de janeiro de 2013

TEATRO VENTO FORTE - Espetaculo: As 4 Chaves - de Illo Krugli - São Pa...


Publicado em 25/01/2013
O Grupo Andaime teatro visitou o espaço do Vento Forte que fica na cidade de São Paulo em Junho de 2012.

Na ocasião o elenco do grupo Andaime assistiu espetáculo As 4 Chaves, dirigido por Ilo Krugli que mistura canto, dança, música e poesia.

Criada em 1983, a peça fala da realização dos sentimentos e desejos de quatro personagens (grandes figuras, com cerca de 2,5 metros de altura). Os desejos, que começam a ser eleitos no início do espetáculo entre atores e público, são roubados por um ladrão, que os tranca em um baú com quatro chaves.

Como as chaves são escondidas, atores e público iniciam uma viagem mágica para buscá-las, vasculhando o centro da terra, a fronteira da noite e do dia, o fundo do mar e as nuvens do céu, até encontrá-las.

Com canto, dança, invenções, música e poesias, o espetáculo é uma aventura poética que assume características de brincadeira de rua. Envolve e diverte crianças e adultos. O público participa do espetáculo confeccionando alegorias - inventadas na hora - e iguarias como os pães, que são distribuídos no final de cada apresentação.

O cenário é composto por painéis que se movimentam e bonecos, e as músicas executadas ao vivo pelos atores e músicos.

O Ventoforte

O Teatro Ventoforte surgiu em 1974, na cidade do Rio de Janeiro, com o espetáculo História de Lenços e Ventos, de Ilo Krugli, considerado pela crítica um marco do teatro para crianças no Brasil.

Em sua trajetória já apresentou mais de 30 espetáculos, que somam cerca de 50 prêmios, entre eles os mais importantes do teatro brasileiro, como Mambembe, APCA, Governador do Estado, Molière, Coca-Cola, e recentemente dois prêmios Shell pelo espetáculo Bodas de Sangue, que participou da 5ª edição do Festival Mundial de Teatro e Música da Holanda.

O Ventoforte desenvolve atividades artísticas, educativas e sociais desde a sua criação, e se destaca principalmente, pela criação de espetáculos para crianças e jovens, caracterizados pela inovação e pela qualidade estética, um repertório de espetáculos adultos que caminharam por textos da dramaturgia universal e de criações do próprio grupo, por suas oficinas de construção artesanal de cenários, objetos cênicos, bonecos, pela formação de atores e músicos, por seus trabalhos em arte-educação e desenvolvimento de projetos com comunidades carentes.

Uma marca presente no trabalho do grupo é a valorização da cultura popular, e a leitura de conteúdos expressivos das mais diversas realidades sociais e humanas do homem, objetivando sempre uma democratização dos temas e da forma de apresentar os espetáculos.

Piracicaba 25 de Janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário