quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Depoimento: Grupo Contratempo ganha mais um prêmio


Nesta última sexta-feira assisti a cerimônia de encerramento do 4º FETUSC - Festival Estudantil de Teatro da USC de Bauru, no qual participamos com o espetáculo “Tudo o que não invento é falso” do Grupo de Teatro ContraTempo do Colégio Piracicabano.


Além das quatro indicações recebemos os prêmios de melhor cenografia e o de melhor espetáculo de Teatro Educação. Este último ao meu ver, destaca dos demais prêmios e se torna especial justamente por ser um espetáculo de teatro feito em escola e com uma preocupação pedagógica. Porém não tínhamos a pretensão de alcançar tal proeza.

Sei que o mundo não vai mudar por conta disto.

Tão pouco as relações entre o estabelecimento de ensino com o trabalho que foi, e é realizado com os alunos, será alterado. Algum jornal talvez publicará essa façanha com uma pequena notinha em seu caderno de cultura. Depois de alguns dias tudo isso cairá no esquecimento e os troféus ficarão empoeirados encima de alguma mesa.

Mesmo assim vale a pena festejar a ousadia que tivemos de fazer um espetáculo simples com alunos jovens falando de suas infâncias de maneira espontânea e com muita liberdade e propriedade em cena.
Mas o mundo não vai mudar por causa disso.

As relações com a escola também não serão alteradas. Porém, nesta última sexta-feira o prêmio de Melhor Espetáculo de Teatro Educação nos foi entregue, e tudo o que inventamos não foi falso!

Viva o teatro! Viva o teatro educação!

Márcio Abegão


"Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!"

Mario Quintana

Nenhum comentário:

Postar um comentário