segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ponto Arte Garapa- Show " OS BREGAS TAMBÉM AMAM " - com HERMES PETRINI




PONTO DE CULTURA ARTE GARAPA


SHOW -  Os Bregas Também Amam -
ou-
 "tava com vergonha mais eu vim" -

HERMES PETRINI - músico e compositor piracicabano

Data - Dia 20 de Fevereiro ás 19:30horas

IMPERDÍVEL !


HERMES PETRINI

É um comunicador nato. Faz as honras com o público, o entretém e deixa o recado.

No GARAPA, desta vez, para embevecer os corações mais românticos ( e qual não é?), o músico vai deixar cair na vitrola, as mais tocadas do nosso cancioneiro popular.

Em Piracicaba, o nome Hermes Petrini é relacionado ao menos em dois trabalhos no âmbito musical: à frente do grupo de choro Cochichando & Cia e da banda que anualmente se apresentada junto ao Papai Noel da Casa de Noel.

BREGA - Etimologia

A origem do termo "brega" é desconhecida e bastante discutida. Uma hipótese é que venha dos prostíbulos nordestinos em que esse tipo de música era usado para embalar os romances de aluguel.

TALVEZ o termo derive do "Nóbrega" da rua Manuel da Nóbrega, em Salvador - rua esta que ficava numa região de meretrício da capital baiana.

Outra origem provável para a palavra brega seria originária do Rio de Janeiro, como uma corruptela da gíria "breguete", palavra pejorativa e preconceituosa, usada pela classe média para designar empregadas domésticas e que, por extensão, passou a designar também seu gosto característico de origem popular.

BREGA - História

[Não se sabe ao certo a origem musical do "brega". Críticos apontam alguns precursores do "estilo" em cantores das décadas de 1940 e 1950, que seguiam, através do bolero e do samba-canção, uma temática mais "romântica". Entre os quais, Orlando Dias, Carlos Alberto e Evaldo Braga.

Definir a existência ou não e quem pertence e quem não pertence ao "estilo brega" é um debate feito por pesquisadores, críticos, artistas e público, e está longe de chegar a um consenso.

Fonte - Wikipédia

Edição


FRANCISCO ARAÚJO


- xikinhu -

Nenhum comentário:

Postar um comentário