sábado, 28 de julho de 2012

PONTO ARTE GARAPA - Cine Garapa - FLOR DO DESERTO - 25/07/2012

PONTO ARTE GARAPA - CINE GARAPA

Exibição do fime Flor do Deserto no dia 25 de junho de 2012

Flor do Deserto

Trajetória pessoal serve como argumento para retratar o drama das mulheres somalis, vítimas da circuncisão precoce.

"Flor do deserto", relato cru e impactante da vida da ex-modelo somali Waris Dirie, é um filme que, mesmo abrindo mão de uma qualidade técnica superior, consegue emocionar o público como poucas produções vistas atualmente.

A história da garota filha de pais nômades, circuncidada aos 3 anos, que fugiu de casa aos 13, após ser vendida para casamento com um comerciante sexagenário, é forte o suficiente para tornar meramente acessória qualquer outra exigência prática.


Aqui, a linearidade narrativa (cujo roteiro foi inspirado na autobiografia homônima de Waris) e o trabalho arrasador da atriz Liya Kebede, são pontos-chave e principais argumentos para uma sugestão: assista-o.

Se optar por fazê-lo, prepare-se para duas horas de representação chocante de uma realidade que não parece tão ferina até ser vista ao vivo ou, ao menos, em uma  tela de cinema.


A autobiografia de Waris (equivalente em somali para 'flor do deserto') tornou-se, ainda em seu ano de lançamento, 1998, best-seller mundial. Desde então, com sua luta massiva e ininterrupta pela proibição da circuncisão no mundo, a ex-nômade foi nomeada Embaixadora Itinerante da ONU contra a Mutilação Feminina, figura central de um documentário da BBC sobre o tema e, agora, personagem principal de um longa-metragem.

edição
FRANCISCO ARAUJO
-  xikinhu -

Nenhum comentário:

Postar um comentário