sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PONTO ARTE GARAPA - APITE - 1ª Mostra de Sketchs Cômicas - Junho de 2014

PONTO ARTE GARAPA - APITE - 1ª Mostra de Sketchs Cômicas - Junho de 2014.

Apite abre Mostra de Esquetes Cômicas


Primeira edição visa movimentar cenário teatral no Ponto de Cultura Garapa.

A Apite (Associação Piracicabana de Teatro) promove a 1º Mostra de Esquetes Cômicas na sexta-feira (20/06) e sábado (21/06).

A iniciativa visa estimular a produção da cidade e também promover o intercâmbio entre os grupos. As encenações acontecem a partir das 20h, no Ponto de Cultura Garapa.

No total, 17 grupos de Piracicaba e região participam do evento. Na sexta (20/06), serão nove apresentações, que não podem ultrapassar os seis minutos de duração cada uma.

Os ingressos custam R$ 5. Segundo a organização, a competição promete ser bem humorada e criativa. Segundo o presidente da associação, João Scarpa, a programação será composta por três júris técnicos e o popular, que escolherão as melhores propostas.

“O intuito é o próprio encontro, a integração dos grupos. No ano passado nós retomamos a Mosquete (Mostra de Esquete) e os grupos sempre falavam que deveríamos ter mais desses encontros. Isso faz com que os grupos se movimentem, se conheçam, troquem ideias e estimulem a criatividade”, explicou.

De acordo com o Scarpa, cada noite terá um trio de júris diferente, todos envolvidos de alguma forma com a arte teatral, seja por meio da experiência, tanto na produção como na atuação.

Na competição de sexta (20/06) estarão Bene Giangrossi, Jorge Lode e Chiquinho. Sábado (21/06), Tarcísio Rafael, Ricardo Araujo e Romualdo Sarcedo.

“De todos os grupos, um vai ser vencedor pela votação do júri e outro pelo popular, a premiação de ambos será toda a renda da bilheteria”, afirmou.

Scarpa também relatou que os critérios de avaliação será a análise do conjunto, como interpretação, direção, figurino e a avaliação geral do grupo.

“O critério mais rígido é que as esquetes só podem ter seis minutos de duração. Se passarem disso serão desclassificados. Vai ter até uma ‘congueira’, que vai tocar quando esse tempo expirar, para ficar mais divertida a competição”, disse.

CENÁRIO TEATRAL — A mostra visa “esquentar” a cena do teatro na cidade. Scarpa afirmou que com o passar dos anos, em seus 20 anos de trabalho, o público vem procurando mais essa arte. “O princípio de levar mais pessoas ao teatro ainda é difícil. O público ainda escolhe a televisão, isso ainda existe. Mas hoje os grupos teatrais são organizados e também estão se organizando mais politicamente, lutando pelo o aumento de verba. E quem mais ganha mesmo é o próprio publico. A luta é árdua, mais vale muito a pena”, afirmou.

SERVIÇO — Apite apresenta 1º Mostra de Esquetes Cômicas. Sexta (20/06) e sábado (21/06), às 20h, no Ponto de Cultura Garapa (rua Dom Pedro II, 1313, Bairro Alto). Ingressos: R$5. Informações: (19) 3377-2001.
Reportagem: Jéssica Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário