quinta-feira, 2 de outubro de 2014

NÃO PERCAM DIA 08 DE OUTUBRO CINE GARAPA ESPECIAL

EXIBIÇÃO DO FILME "NHÔ QUIM - O CAIPIRA CENTENÁRIO!...

RESERVE JÁ SEU LUGAR!!!!

Brasil, país do futebol. Dentre milhares de clubes profissionais, uma camisa zebrada em preto e branco se destaca. Uma camisa conhecida em todo país, onde quer que se apresente. Ela veste não apenas o futebol como também uma cidade, uma cultura. E o dono dessa camisa é o Nhô Quim, como é conhecido o E.C. XV de Novembro de Piracicaba que, em 2013, completou seu centenário. Nesse documentário, diversos personagens que são parte desses cem anos de vida vêm contar seus causos com o Nhô Quim. E haja história...

Idealizado em 2011, para a comemoração do Centenário do Esporte Clube XV de Novembro em 2013, o filme conta a trajetória do clube, conhecido nacionalmente como Nhô Quim (nome de seu símbolo, um caipira de botas e chapéu de palha), não apenas pela sua cronologia esportiva (cheia de altos e baixos ao longo deste século de atuação), mas pelo seu lado emocional. O próprio título destaca o orgulho de ser caipira. Sentimento que o clube desperta na população por conta de sua resistência.

Para relatar essa história, foram captados depoimentos de atletas que vestiram a camisa zebrada alvinegra em várias fases (como Cardeal, Vadinho, Mika, Orlando, Biluca, Mané Bortolotti, Carlão e Eloy), jogadores adversários, profissionais de rádio e televisão (os comentaristas Rogério Achilles e Celso Unzelte) e o escritor Cecílio Elias Netto, que também atuou como consultor do projeto.

São 21 entrevistados que falam de suas memórias sobre o XV, contam seus sentimentos. A trilha sonora conta com músicas compostas especialmente para o filme, além da regravação do Hino Oficial lembrado pelo co-autor Jorge Chadadd (que fez em parceria com o falecido Anuar Kraide), além de fonogramas de Erotides de Campos e Belmácio Pousa Godinho.

O trabalho rendeu mais de 20 horas de gravação, editadas para 80 minutos. Nhô Quim, o Caipira Centenário traz histórias desde 1913, quando o time foi criado, até os dias atuais, em que mantém seu lugar reconquistado na primeira divisão do Campeonato Paulista. O roteiro inclui ainda depoimentos de torcedores que contam da emoção transmitida pelo time. Há também uma parte ficcional, encenada numa barbearia, local tradicional de “causos” e encontros ligados à história do XV. E o cantor Craveiro (da dupla Craveiro e Cravinho) e Ulisses Michi emprestaram suas vozes para dois narradores fictícios.

A Filó Comunicação foi criada em 2006 e já produziu vários documentários. Este é seu primeiro longa e também o primeiro a abordar esporte. A idealização do documentário é da Comissão de Arquivo e Memória do Conselho Deliberativo do XV, que fez a proposta para a Filó. A empresa de comunicação contou com as parcerias da Mariachis Audiovisual (co-produtora), Empório Produções e MBM Escritório de Ideias. Viabilizado pela Lei de Incentivo ProAC ICMS, conta com patrocínio da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, Raizen, Rinen Chemical Group, Sanavita e VollmensFragrance. A mobilização de recursos teve ainda apoio da Blasco Desenvolvimento Institucional.

O documentário não será comercializado, mas distribuído para os patrocinadores e pela rede de educação, além da exibição em mostras e festivais brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário