domingo, 25 de setembro de 2011

Conversa de Boteco no Ponto!

Mário Bortolotto participa do Conversa de Boteco



Representante contemporâneo mais próximo ao universo do autor Plínio Marcos, o paranaense Mário Bortolotto, autor, ator e diretor de teatro, é o convidado para o Conversa de Boteco. A segunda edição do projeto, que tem recursos do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), acontece na próxima segunda-feira (26), às 20h, no Ponto de Cultura Garapa. A entrada é gratuita.

Fundador do grupo Cemitério de Automóveis, Bortolotto vai falar sobre Dramaturgia, Literatura e Rock and Roll. Com mais de 30 peças no currículo, ele é conhecido como um dos grandes poetas dramáticos do teatro tupiniquim. Seus textos são repletos de histórias com personagens “à margem” da sociedade e lhe renderam o adjetivo de “autor maldito”.

Entre os diversos prêmios que coleciona no currículo, destaque para o APCA (Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes), como melhor autor do ano de 2000 pelo conjunto da obra, e o Prêmio Shell de melhor autor por Nossa Vida Não Vale Um Chevrolet, em 2001. Além das artes cênicas, Bortolotto milita na música e mantém sua banda Sacos de Ratos.

O Projeto Conversa de Boteco nasceu na Primeira Semana de Teatro de Piracicaba, que aconteceu em março de 2009. Os objetivos são discutir e trocar informações sobre a arte e a cultura com a participação de gabaritados profissionais e intelectuais, formar novos pensadores em Piracicaba e permitir que artistas locais possam colocar suas realidades e discuti-las.

Para 2011, por meio do Fundo de Apoio à Cultura, serão realizados seis encontros. O primeiro deles recebeu Roberto Rosa, fundador da Cia. de Teatro Fábrica/São Paulo, no dia 6 de setembro, no Bar Cruzeiro. Em outubro serão mais dois encontros: dia 17, com Márcio Mariguella, e dia 31, com Luiz Carlos Moreira. Depois disso tem Eduardo Seincman (21 de novembro) e Celso Frateschi (6 de dezembro).

A realização do Conversa de Boteco tem o apoio do Sesi, Tusp/Piracicaba (Teatro da Universidade de São Paulo), Casvi, Ponto de Cultura Garapa, Bar Cruzeiro e Apite! (Associação Piracicabana de Teatro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário