terça-feira, 17 de abril de 2012

SHOW - Taiguara - seus sonhos e suas cações

 PONTO ARTE GARAPA


SHOW

 -  Taiguara    -    seus sonhos e suas cações

A música popular brasileira em uma única sigla, MPB, reúne samba, bossa nova e até rock and roll. 

Com essa linha de pensamento, o cantor Ricardo Nogueira faz de seu repertório um leque de opções para ouvir e cantar junto. 

O músico apresentara no Ponto de Cultura Garapa uma seleção especial  de canções que compuseram o repertório de um dos mais lembrados interpretes da MPB. 


SOBRE TAIGUARA ( resumo)

Considerado um dos símbolos da resistência à censura durante a ditadura militar brasileira, Taiguara foi um dos compositores mais censurados na historia da MPB, tendo cerca de 100 canções vetadas.


Em 1975, voltou ao Brasil e gravou o Imyra, Tayra, Ipy - Taiguara com Hermeto Paschoal, participação de músicos como Wagner Tiso, Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Jacques Morelenbaum, Novelli, Zé Eduardo Nazário, Ubirajara Silva e uma orquestra sinfônica de 80 músicos.

O espetáculo de lançamento do disco foi cancelado e todas as cópias foram recolhidas pela ditadura militar em poucos dias. Em seguida, Taiguara partiu para um segundo auto-exílio que o levaria à África e à Europa por vários anos.

Quando finalmente voltou a cantar no Brasil, em meados dos anos 80, não obteve mais o grande sucesso de outros tempos, muito embora suas músicas de maior êxito tenham continuado a serem relembradas em flashbacks das rádios AM e FM.
 
Morreu em 1996 devido a um persistente câncer na bexiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário