terça-feira, 26 de abril de 2011

Educomunicamos: programação Cine, Exposição e Caldinho Cultural

DIA 27 – QUARTA-FEIRA (19H30)


Cine no Ponto e Lançamento da Exposição OLHE POR ONDE PISA de Lídice Salgot

Nesta primeira exibição do ano, o Cine do Ponto quer discutir um tema muito presente na nossa vida, que é particular a cada um. O que produzimos de resíduos? O que é nosso lixo? Algumas pessoas se preocupam com isso, outras nem pensam sobre isso, outros transformam em arte.

Assim convidamos a todos a assistirem o documentário premiado nacional e internacionalmente: “Lixo Extraordinário”.

Após a exibição teremos um diálogo com Ana Maria de Meira, educadora do USP Recicla e participante do Fórum de Resíduos de Piracicaba e com Lídice Salgot que apresenta sua obra “Olhe por onde pisa”, exposta nos meses de abril e maio no Educomunicamos! Ponto de Cultura.


DIA 28 – QUINTA-FEIRA (19H00)


Caldinho cultural

Com o saboroso caldinho de feijão, o primeiro Caldinho Cultural do Educomunicamos! convida a todos a curtirem boa música, e trocarem idéias.

Cerveja gelada, entrada gratuita

Filme: Lixo Extraordinário

Um filme de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley

S I N O P S E

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

Série: Olhe por onde pisa
Obra de Lídice Salgot

R E L E A S E
A pesquisa de paisagens, ruas, pisos, chão e o entorno da cidade é o foco da série “Olhe por onde pisa” iniciado em 2010.

Com uma máquina na mão e olhar atento as diversas paisagens, umas mais comuns e outras que comprovam como a natureza foi generosa com o planeta terra, aqui representado por Piracicaba. Aproximadamente 200 fotos de paisagens e 50 imagens de chãos, foram feitos em diferentes dias e períodos - manhãs e tardes. O objetivo do trabalho é registrar bairros e ruas - escolhidos aleatoriamente – e alertar a população do descaso em relação à limpeza da cidade, acarretando uma agressão ao meio ambiente e perigo a saúde.

Instituto Terra Mater . Piracicaba.SP
Rua 13 de Maio, 449 - Centro
http://www.educomunicamos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário